Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Do Outro Lado do Atlântico

Brasil, que país é esse?

Do Outro Lado do Atlântico

Brasil, que país é esse?

03
Mai17

Brasil, que país é esse?


Comendadora Marisa F. Diniz

Marisa Fonseca Diniz

 

 

 

1.gif

 

Há quase 50 anos escuto que o Brasil é o país do futuro, fico me questionando, que futuro é esse que nunca chega? Perdoe-me meus conterrâneos portugueses, porém Pedro Álvares Cabral com certeza deveria estar completamente bêbado quando navegava em direção as Índias, com a vista embaçada e a mente confusa não se deu conta de que tinha se desviado completamente da rota indo parar em terras totalmente estranhas. O efeito do vinho foi tão devastador que Cabral só se deu conta que não estava nas Índias, quando aportou as caravelas e viu aquela multidão de silvícolas desnudados a tomar sol nas praias paradisíacas do sul do Estado da Bahia. Curar a ressaca não deve ter sido nada fácil!

Descobrimento.jpg

 

Desde o tempo da colonização pouco mudou em Pindorama, digo,  Terra de Vera Cruz como diz o ditado “tudo continua como dantes no quartel de Abrantes”, e assim caminha o Brasil. Entra ano, sai ano e nada muda, ah muda sim para pior, de quatro em quatro anos ou de oito em oito anos mudam os ocupantes das cadeiras do congresso nacional, do senado e dos governos municipais, estaduais e federais. Os cargos continuam os mesmo e os donos muitas vezes das cadeiras também, às vezes entra um novo representante que se deixa corromper pelos demais ou fica isolado em seu canto por ser honesto.

 

O eleitor brasileiro sofre de amnésia, ignorância política e econômica, sendo assim prefere votar sempre nos mesmos candidatos, o ditado mais apreciado é “para quê mexer em time que está ganhando”, sendo que quem está vencendo é sempre a classe política.

 

O Brasil possui um território de 8.516.000 Km2 rico em contrastes, o país é tão amplo que caberia lado a lado Portugal 96 vezes, o que mais espanta é a desigualdade social. De norte a sul do país a distribuição de renda é totalmente desigual, a conta é astronômica e de difícil compreensão, principalmente àqueles que não entendem o porquê de tantos contrastes. Imagine que dos 27 milhões de brasileiros que declaram imposto de renda, apenas 0,1% da população é extremamente rica tendo aproximadamente US$ 14 bilhões de rendimento bruto tributável e aproximadamente US$ 51 bilhões de rendimento total bruto, segundo dados de 2014, muito dinheiro, não?Atualmente não mudou quase nada esta distribuição de renda, minto mudou sim, os miseráveis aumentaram e pagam impostos dobrados para garantir o rendimento financeiro da minoria.

 

O interessante nessa política brasileira é que o pagamento de impostos, obrigatório, não garante qualquer tipo de benefício e muito menos de qualidade. Acredito que o povo brasileiro seja pacífico demais permitindo que uma minoria o explore contundentemente por anos a fio, porque em qualquer outro lugar do mundo mais desenvolvido ninguém permitiria tanta roubalheira, onde apenas um pequeno percentual da população se beneficia.

  

Brasil_0.jpg

Não se engane achando que todo brasileiro conhece as paisagens exuberantes do país, não, as viagens são exclusividade para pessoas que podem pagar grandes quantias de dinheiro com passeios extravagantes como os funcionários públicos, políticos e alguns empresários. As viagens são caríssimas dentro do país e fora, também pudera se paga a maior carga tributária já existente, não se espante se um dia algum brasileiro disser que nunca conheceu o mar, isso é mais comum do que se imagina. 

 

Ser honesto no Brasil é sinal de anormalidade, quando deveria fazer parte dos costumes brasileiros, por lá, ser corrupto é sinal de “esperteza”, o tal “jeitinho brasileiro” já está incorporado há anos na cultura do país. Apesar das intermitentes investigações sobre a corrupção no sistema político e empresarial, ninguém se espanta mais, porque no final todos sabem que de alguma maneira os processos caducarão e virará uma delíciosa “pizza” como se nada tivesse acontecido.

 

A burocracia (ou seria burrocracia?) empaca a eficiência das gestões públicas dificultando o acesso da população aos serviços públicos básicos, também pudera o que tem de pessoal ineficiente nestes órgãos com leis que os protegem por serem mal educados e com baixa qualidade profissional, não é brincadeira.  

 

Querer ter educação de qualidade em um país que é favorável a manipulação de massas, é algo descomunal.  Educação no Brasil é uma regalia para os ricos e uma bobagem aos pobres. O processo é ultrapassado e não se forma pessoas com capacidade de pensar, e sim analfabetos funcionais, vergonhoso!

 

SUS_0.jpg

Outro ponto interessante, a saber, é que o Brasil apesar de ter um sistema único de saúde que deveria funcionar, na verdade é um escândalo em desvio de dinheiro e incompetência. A maior cidade da América Latina possui diversos hospitais, porém sofre com a falta de leitos disponíveis para doentes de alto risco de vida, não possui muitos médicos qualificados ou especialistas em doenças raras, há falta de medicação e equipamentos para diagnosticar certos tipos de doenças, e para piorar a gestão e a maioria dos profissionais de saúde são ineficientes e grosseiros. Haja paciência!

 

Se começarmos a relatar todas as deficiências no maior país da América Latina, vamos precisar voltar lá para a época de Cabral e refazer a rota.

 

Este blog foi totalmente repaginado para falar dos escândalos políticos, econômicos, sociais e as gestões eficientes que ainda sobrevivem nesse país. O mundo desconhece a realidade do Brasil, pois a mídia nem sempre passa a realidade pelo qual vivem a maioria dos brasileiros. Atualmente, a imagem que se tem deste país é sobre corrupção, Lava Jato, tráfico de drogas ou prostituição infantil. O país é muito mais que isso, e poderia ser uma potência econômica, senão houvesse tanta falta de caráter como há por lá.

 

Há uma música escrita em 1978 pelo compositor Renato Russo (in memoriam) que traduz perfeitamente a situação do país nos últimos anos:

 

Sejam todos bem vindos e aproveitem a estadia deixando seus comentários!

 

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.

 

 

Licença Creative Commons
O trabalho Brasil, que país é esse? de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://dooutroladodoatlantico.blogs.sapo.pt/brasil-que-pais-e-esse-91403.

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D